quarta-feira, 18 de setembro de 2013

No filme "We bought a Zoo", com Matt Damon e Scarlet Johansson, a personagem que o Matt Damon interpreta explica ao seu filho que sofria de amores e de vergonha que apenas precisamos de 20 segundos de uma coragem louca para conseguirmos algo de bom. Apenas 20 segundos de nos sujeitarmos a uma vergonha com a qual não queremos lidar, ou de darmos um passo que julgamos não ser próprio da nossa natureza e que não nos sentimos capazes de fazer. Se o fizermos, garante o protagonista, algo de bom surgirá.

Tenho guardado este conceito na minha cabeça e já o coloquei em prática algumas vezes. Nem sempre me dei bem, mas de uma forma geral a coisa até tem corrdio de forma satisfatória. O bom da situação é que, mesmo que aquele gesto não tenha os resultados esperados, o que é facto é que tivemos a coragem para o fazer, e a partir daí será mais fácil avançarmos e conseguirmos evoluir no nosso crescimento. Seja para conquistar uma rapariga ou um emprego, por vezes temos de sair da nossa zona de conforto e expormo-nos ao ridículo, ao falhanço ou ao insucesso, na esperança de que possa sair dali algum resultado positivo, e sempre na certeza de que sairá dali uma aprendizagem que nos será valiosa no futuro, quando verificarmos que aquele gesto nos abriu portas que nunca julgámos possíveis abrir.

Hoje voltei a ter os meus 20 segundos de loucura. Algo de inesperado, condenado ao falhanço quase à nascença, mas que resolvi fazer, mesmo perante o menear da cabeça e o espanto de outros. Porque o que é impossível está apenas a duas letras de se tornar possível, todos deveríamos ter os nossos 20 segundos de coragem louca. O Matt garante, e eu comprovo, que qualquer coisa boa vai sair de lá. Agora é aguardar... :)


Sem comentários: