segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Este foi o primeiro dos dois dias marcantes neste final de pontificado de Bento XVI. A oração semanal do Angelus veio confirmar a ideia que os dois cardeais portugueses em Roma me tinham já dito: Bento XVI não irá desaparecer da face da terra, isolado num convento de clausura até ao final dos seus dias de vida. Antes, irá manter-se ativo, dentro das "limitações próprias da minha idade", disse hoje numa Praça de S. Pedro quase cheia. Não houve de facto uma grande multidão, mas o Angelus é uma oração curta, sem grande contacto com as pessoas. Quarta-feira está prevista uma passagem papamóvel pelo meio dos fiéis, para uma despedida à seria, e aí a expectativa é que até a Via Della Concilliazione encha para ouvir a ultima catequese.

Tudo isto é um movimento novo para mim, e está muito enriquecedor vivê-lo aqui, onde tudo acontece. Há muita movimentação, muito stress informativo, e eu gosto do desafio e de trabalhar sobre pressão.

Outra coisa engraçada é o facto de muitos dos jornalistas terem ido embora hoje. Fico cá eu e a Rosário Salgueiro da RTP, e pouco mais. Fizeram-se amizades, trocaram-se contactos, trabalhou-se em conjunto... Foram dias muito giros. Só tenho pena de não ir para o Conclave, pois isso é que seria uma grande experiência...

Em temos de imagens de hoje, ficam as grandes panorâmicas do Angelus, e mais umas coisinhas que consegui ir vendo enquanto me deslocava de um sítio para outro.



















Sem comentários: