sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sempre tive vontade de vir a Roma. Era, juntamente com Praga, as duas capitais europeias que eu mais gostava de visitar. A possibilidade de vir a este seminário para jornalistas e de cobrir os últimos dias de Bento XVI como Papa abriram-me a porta para conhecer esta fantástica cidade.

Na minha ideia, sempre esteve a noção de que era preciso pelo menos uma semana para se ver Roma, e mm assim havia umas coisitas que ficavam por ver. Hoje, depois de cá estar um dia na cidade, rio-me desta minha ideia parva. Acho q nem um mês chegaria para ver tudo o que a cidade tem para oferecer. Cada canto de Roma tem história associada. Mais recente ou mais antiga, confundem-se as praças romanas com as capelas renascentistas e as galerias de arte moderna.

Comecei pelas igrejas. Que espanto!!!!!! Não tenho palavras para descrever aquilo que senti hoje quando entrei na igreja de Santa Maria Maggiore. Eu já tinha estado em igrejas bonitas, ricas em ornamentos e decorações, mas o que vi hoje em duas igrejas apenas excede em muito tudo o resto que vi na minha vida (o Duomo em Milão mantém-se como referência também). Crentes ou não crentes, é impossível não sentir o coração dar um pulo perante tanta beleza que nos é colocada ali. Eu já tinha visto muitas fotos de igrejas em Roma, mas ao vivo...

Fica aqui o resumo fotográfico do dia, do registo do telemóvel. Amanhã há mais, e eu mal posso esperar...



















Sem comentários: