segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eu hoje até vinha inspirado pelo Gandalf para escrever algo que fosse inspirador, mas o dia começou logo mal, e esta tenho de escrever. Sim, eu sei, reclamo muito, mas se não reclamarmos, como vamos fazer as coisas ir para a frente?

Hoje cheguei à estação da Fertagus todo lampeiro para comprar o meu passe caríssimo e vejo indicação de que o prazo de validade tinha expirado. Prazo de validade do quê? Pois, boa pergunta, e lá fui à bilheteira procurar explicações, perdendo com isso o primeiro comboio que podia apanhar.

Chego lá e dizem-me que o cartão Lisboa Viva tinha passado o prazo de validade, com um ar que parece dizer "Dah"! Bom, eu tirei o Cartão Lisboa Viva quando regressei de Moçambique, há 4 anos atrás, e como é óbvio, não ando a olhar para a data todos os dias à espera de ver quando passa um prazo que só caduca 4 anos depois. A solução foi então preencher os papeis para fazer o pedido de um novo cartão. Ou seja, eu sou cliente da Fertagus há 4 anos, todos os meses pago o meu passe (caríssimo, já tinha referido?) mas quando é preciso renovar o passe tenho de preencher os dados todos outra vez. Sim, porque os computadores deles devem apagar os dados de certeza assim que passa o prazo de validade...

Enquanto preenchia, lá se foi o segundo comboio que podia apanhar. Quando chegou a minha vez de ser atendido, lá entreguei os papeis e comecei a sacar da carteira. Sim, porque os senhores da Fertagus, que já cobram um serviço caríssimo, ainda nos obrigam, pelos vistos, a, de 4 em 4 anos, pagar um cartão novo. Razões para isso? Pois, desconheço outras para além de encherem os próprios bolsos. Quando pergunto quanto tempo demora, a resposta vem rápida: "Com a taxa normal, entregamos em 10 dias úteis, e são 7€. Se quiser o cartão para amanhã, são 12€". Ou seja, nós até conseguimos entregar amanhã, mas como somos preguiçosos, demoramos 10 dias úteis. Se quiser que nós trabalhemos rápido, tem de nos pagar mais. É uma política fantástica, não é? E logo a mim, que há 4 anos que pago um passe caríssimo (acho que já tinha dito, não já?) certinho e sem falhar um dia. Ah, e como o passe só fica pronto amanhã, hoje tive de pagar bilhete simples de ida e volta, mais 3,90€... ah pois é!

Reclamar é sempre fácil, apresentar soluções nem por isso. Mas para que os senhores do Conselho de Administração da Fertagus não achem que isto é só reclamar, até lhes dou uma solução de borla, eu que hoje estou tão generoso para com a Fertagus: avisam com antecedência por mail ou sms os clientes de que o cartão vai caducar, porque vocês sabem que ele vai caducar, porque o computador vos avisa. O cliente dirige-se às bilheteiras, mostra o cartão, pede renovação, o empregado confirma a identidade e automaticamente prolonga por mais 4 anos no computador a validade. Caso haja necessidade de alterar dados, então pronto, cobrem lá uma taxa de 3 euritos para o fazerem, só pelo trabalho... E fica um aviso, caso não saibam: os bancos enviam cartões novos sem custos e sem o cliente ter de se preocupar com isso, portanto, é possível isso acontecer, e vocês nem teriam de fazer isso, bastaria validar o cartão na bilheteira.

Ah, esperem lá, mas isto implicaria fazer um bom serviço, mas ganharem menos dinheiro. Pois, assim não dá, né?

E começa-se uma semana logo com isto...

5 comentários:

Rui disse...

Então e diz-me lá uma coisa... pediste o livro de reclamações ou isto é apenas um desabafo sem consequências?

Ainda bem que escreveste o artigo. Já fui verificar o meu... felizmente só passa para o ano

Um pai que não sabe o que faz disse...

Vou pedir quando for levantar o cartão. Hoje estava stressado e muito atrasado para o trabalho... mas sim, vou pedir com toda a certeza.

CARLUXA disse...

Adorei...e que tal enviares este comentário para um jornal? e já agora para o facebook.

Um pai que não sabe o que faz disse...

No Facebook já lá anda a circular... para um jornal nunca tinha pensado no assunto, de facto.... :)

Anónimo disse...

E o senhor não sabe que o cartão lisboa viva é um serviço à parte e não da fertagus? E que para fazer o mesmo cartão as regras são iguais em todo o lado?