quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A TMN é uma grande empresa. As grandes empresas tendem a desleixar o serviço ao cliente e chegam até a ser prepotentes, como é o exemplo do caso da Ensitel que andou a circular na net. É pena, mas é a realidade, mas vamos então à minha história, já que estas coisas merecem vir a público para que todos tenham noção da pouca qualidade do serviço. Só assim poderemos esperar mudanças.

No dia 21 de Dezembro fui à loja TMN do Almada Fórum para fazer o pedido de activação do roaming automático+contratual, já que o roaming para determinados países, nos quais se inclui a Jordânia, tem de ser activado pelo preenchimento de um papel. Preenchi os papeis e garantiram-me que 24 horas depois a coisa estava activada e que provavelmente iria receber uma SMS a comprovar isso. Sim, provavelmente é uma resposta fantástica, mas enfim.

No dia 26 de Dezembro, dia do meu voo, não tendo ainda recebido a "provável" mensagem, resolvi ligar para o 1696 para questionar se teria o roaming activado, ao que me responderam que não tinham recebido nenhum pedido nesse sentido. Alarmado, expliquei que ia viajar daí a umas horas e que precisava do roaming activado já, uma vez que o pedido já tinha sido feito há dias. O solícito rapaz que me atendeu disse-me que seria possível enviar a cópia do pedido por mail e eles fazerem a activação do serviço na altura, para eu não ficar prejudicado, mas que já não seria ele a tratar do assunto, pois estaria a sair de turno. Fiz o envio da cópia do documento e aguardei.

Quatro horas depois, voltei a ligar para confirmar que o serviço tinha sido activado. Para minha surpresa, disseram-me que ainda não tinha dado entrada no sistema o pedido, uma vez que quem recebia os mails era um departamento e quem tratava do problema era outro (provavelmente na sala ao lado) e enviar o pedido de um departamento para outro poderia levar umas horas. Comecei a chatear-me e disse que estava prestes a embarcar e que depois não poderia falar com eles, porque o roaming não estava activo. A menina, muito pouco solícita e quase enfadada, assegurou-me que assim que o pedido desse entrada que eles "certamente" activariam, portanto para seguir viagem descansado. Expliquei-lhe que esse certamente também me foi dado na loja e que tinha falado, mas ela não pareceu muito preocupada em resolver-me o assunto, apenas em desligar e passar ao próximo telefonema.

Como seria de esperar, não me activaram o sistema, e o problema só ficou resolvido porque os meus pais foram à loja da TMN fazer queixa e pedir que mo activassem. Primeiro, ainda responderam que não tinha sido activado por falta de dados do cliente (sacudindo a água do capote), mas com a insistência da minha mãe, lá se viram obrigados a reconhecer que tinha sido falha da loja e voltaram a fazer o pedido e a activação foi imediata. Ora se era assim tão fácil, porque é que não fazem logo de imediato? Pois, boa pergunta...

Já o mail que enviei à TMN apenas deu entrada no serviço quase dois dias depois, já depois de terem activado o serviço na loja. Coitados, devem ter um acesso à net lento, pobrezinhos...

Regressado da viagem, fui à loja da TMN apresentar queixa e deu-se a cereja no topo do bolo: pedi o livro de reclamações e a menina saiu-se com a pérola: "eu posso dar-lhe o livro de reclamações, mas não vai adiantar de nada. Se quiser pode antes preencher este impresso directo à administração da TMN eles respondem em 24 horas...". Fantástico, não é? Agora em vez de registar publicamente a minha queixa, fazia uma queixa privada, só para a TMN ter conhecimento, mas a ANACOM ficar às escuras. Pois claro. Disse-lhe que queria mesmo o livro de reclamações para reclamar da loja, mas que já agora e em virtude do próprio serviço da TMN ter falhado num segundo momento, ia utilizar também o sistema interno de queixas da TMN (a menina num primeiro momento tinha-me dito que ou fazia queixa no livro ou no impresso). Portanto, seguiu queixa pública e queixa privada.

Não tenho grandes expectativas nas queixas, e felizmente o roaming não foi necessário. Mas imaginemos que eu me tinha perdido do grupo da viagem e precisava de fazer chamadas, ou que me via numa situação difícil e a única solução era o telemóvel. Como é que eu me safava se os senhores da TMN têm tanta incompetência?

Assim, mais do que reclamar para as instâncias oficiais, reclamo para todos os que quiserem ler. Se todos reclamarmos a alta voz, as coisas podem mudar. Se optarem pela queixazinha interna apenas, receberão uma resposta fantástica, um pedido de desculpas certinho, mas nada mudará...

PS - Tive outro problema, este com a minha mala nova, nesta viagem. Comprei-a e após uma viagem já estava a descoser-se. Fui à Sport Zone e de imediato me restituíram o dinheiro de volta com um pedido de desculpas, sem mais demoras ou questões. Isto é bom serviço e também merece reconhecimento.

5 comentários:

Anónimo disse...

Desde que fui vigarizado pela TMN no programa Novas Oportunidades, nunca mais comprei nada a esses sem vergonha, só voltei a cair na armadilha quando sem saber adquiri uma pen de Internet móvel do sapo adsl, resultado a PT vendeu-me gato por lebre visto esse serviço estar associado à TMN, resultado hoje não posso usar essa pen porque em tepos recusei a pagar 2 facturas que a TMN abusivamente insistiu em enviar depois de ter terminado o contrato de 12 meses e não ter desejado ficar cliente dessa operadora.
Falar para apoio a clientes do Sapo Adsl ou Tmn para resolver qualquer problema apenas serve para perda de tempo e roubarem mais uns euros em telefone

Anónimo disse...

entao deixe que lhe conte a minha historia com o roaming da tmn vai ficar parva da cabeça.

fui fazer um contracto de 3 meses para o reino unido durante 3 meses, numaa travessia no canal da mancha entre uk and françe, como tinha tarifario pos-pago cerca de 30€/mes o roaming esta activo,e o voice mail tambem.

tinha um nokia velhinho que apanhava rede muito bem , ate bem de mais,sbe porque?

quando estava perto do porto a rede era uk quando começavamos a navegar, automaticamente o velhinho nokia apanhava a rede que lhe apetecia e entao tenho chamadas cobradas em roaming de paises como

uk
frança
belgica
holanda
e rede maritima a 5€/por minuto tudo no mesmo dia e as vezes com 5 minutos de diferença.
tenho chamadas de 45€ por 15 minutos de telefone porque a rede mudava para a rede maritima sem aviso algum , e quanto ao voice mail , tive cerca de 200 chamadas nao atendidas no voice mail a pagar 0,80 cent cada uma , sem eu aceder ao voice mail.

sabe quanto me custou 3 meses de tmn ? cerca de 2000 euros.
contractos com essas bestas, nunca mais .

no reino unido existe proteçao contra custos em roaming com o maximo de 60€ que o cliente pode gastar e depois cessam as comunicaçoes.

Anónimo disse...

Eu tenho uma história semelhante, adquiri um portátil pelas novas oportunidades com um contrato também de 12 meses, acontece que antes uns meses desse mesmo contrato terminar fui contactada várias vezes, para continuar ,eu sempre lhes dizendo que não estava interessada ,pois nunca mas nunca fiz uso desse mesmo portátil!termina o contrato eles que fazem? continuam a mandar facturas mandei cartas resistadas protestando não adiantou! fui á loja na área da minha residência, os funcionários dizem-me que estava encerrado o contrato! dias depois,volto a receber novas facturas, numa das lojas desta operadora tmn escrevo novamente uma carta mando um fax, poucos dias depois mandam-me um cartão de telemóvel que eu nem sequer tenho nada com esta operadora, devolvo o cartão, volto novamente á loja sabem o que fizeram? reativaram novamente a conta sem meu consentimento e sem eu saber! volto novamente á loja , mando um fax ,mando novamente cartas com fotocópias,fazendo um pedido de desactivação! pois continuam a mandar-me facturas,mensagens para o meu telemóvel, telefonemas quase todos os dias! enfim só vos digo uma coisa! esta operadora ,deixa a desejar! Hoje mesmo fui novamente confrontada com um telefonema deles alegando que tenho uma factura em atraso que é mentira!

Um pai que não sabe o que faz disse...

Guarde bem todas as cartas e facturas que enviou. Infelizmente, poderão vir a ser valiosas no futuro. E reclame, reclame quanto conseguir, até que a ANACOM registe a queixa e dê seguimento.

Se pedir o livro de reclamações, eles são obrigados a dar e a ANACOM toma conhecimento e responde.

Boa sorte para a saga...

bRUN disse...

PARA VER SE ELES COMEÇAM A SENTIR A FORÇA DOS CLIENTES!

https://www.facebook.com/TmnNaoObrigado